A Cabanha JP DORPER RIO está localizada em Maricá, no Rio de Janeiro

JP DORPER e RIO DORPER

Criação de OVINOS dedicada à SELEÇÃO GENÉTICA das Raça Dorper e White Dorper.
Nossa missão é produzir animais PO (puro de origem) da raça Dorper e White Dorper selecionando os melhores exemplares nascidos em nosso plantel e/ou adquirindo a genética de outros criadores, a fim de alcançarmos a excelência no padrão racial.
Escolhemos a raça Dorper e WD por serem muito bem sucedidas e prósperas na África do Sul e Austrália.
A rusticidade e a precocidade associadas ao elevado ganho de peso com mínimo tempo até o abate é o que buscamos.

Acreditamos que somente com um rigoroso critério de avaliação e seleção poderemos oferecer animais que sejam realmente superiores, contribuindo para a evolução do plantel de outros selecionadores, como também para o aumento da produtividade das criações comerciais.

VISITE O NOSSO SITE

http://riodorper.blogspot.com/

terça-feira, 8 de maio de 2007

Criação de Carneiros - Um Bom Negócio

Porque a criação de carneiros pode produzir bons lucros?
- o investimento necessário para a aquisição dos animais não é muito elevado;
- as instalações e materiais necessários para a criação são relativamente simples e baratas;
- não são muito exigentes quanto à alimentação, aproveitando um grande número de forrageiras e de outros vegetais;
- podem ser criados em regiões montanhosas, que não servem para lavoura ou para outras criações;
- o seu manejo é simples;
- sua criação exige, relativamente, pouca mão de obra;
- como eles pastam, em geral, nos lugares mais altos, vão adubando com suas fezes e urina, esses pontos difíceis de serem trabalhados;
- produzem bons lucros pela venda de seus produtos que são: lã, carne, pele, leite e esterco.
Existem raças especializadas para a produção de lãs finas e para carne e peles. Normalmente, se reproduzem no verão e no outono. Os machos, em geral, são soltos nos pastos com as fêmeas, processando-se os acasalamentos, livremente. Cada macho pode servir de 40 a 50 fêmeas.
Quando é adotada a inseminação artificial, um macho pode ser usado para a fecundação de um número de fêmeas muitas vezes maior. Para que sejam identificadas as ovelhas no cio ou as que foram acasaladas, deve ser pintado o peito do rufião ou reprodutor, porque assim, ao montarem as ovelhas, deixam a sua garupa marcada.
Para que não haja o acasalamento, para permitir a inseminação artificial, deve ser colocado no macho, um avental especial. Só devem entrar em reprodução as ovelhas com 1 ano de idade . O período de gestação é de 145 a 147 dias. Ao aproximar-se do parto, as ovelhas devem ser separadas, em locais tranqüilos, para que tenham seus filhos, sem serem incomodadas, principalmente por cães. O homem só deve intervir quando necessário. Depois do parto, é necessário que seja verificado se os cordeirinhos estão mamando. Quando as ovelhas ficam com leite, seu úbere deve ser esgotado.
Na escolha dos reprodutores, o maior rigor deve ser feito em relação aos machos, pois deles depende a melhoria do rebanho. É necessário que ele esteja dentro do padrão da sua raça, seja forte, sadio, mas não muito gordo. As ovelhas devem ser de raça pura, sadias, fortes e vigorosas, boas parideiras e boas leiteiras, que possam produzir de 2 a 3 filhotes no mesmo parto.
Quanto aos cordeiros, é durante o aleitamento que eles ganham peso rapidamente e devem ser desmamados aos 4 meses de idade, ficando bem longe das ovelhas. Estas, durante alguns dias, devem ficar em pastos ruins para que o seu leite seque. Seu úbere deve ser esgotado. Os ovinos necessitam de abrigo para se protegerem do sol e, principalmente, das chuvas, pois o seu velo, quando molhado, custa a secar, o que lhes pode causar um grande mal. Para evitar outro inimigo dos carneiros, as verminoses, eles devem ser mantidos em pastos secos e, de preferência, altos. Necessitam ter sempre à sua disposição, água fresca, limpa e abundante. O rebanho deve ser formado de animais sadios, bem conformados e desenvolvidos, de velo denso, ovelhas boas criadeiras, leiteiras, etc. Portanto, devem ser rejeitados todos os animais defeituosos, velhos ou doentes. É preciso, ainda, que o criador mantenha um controle sobre todos os seus animais, o que só é possível se eles forem marcados. Essa marcação pode ser feita por meio de tatuagem ou então brincos de marcação, nas orelhas.
De um modo geral, as ovelhas são utilizadas na reprodução até os 6 ou 7 anos de idade, embora a duração de sua vida seja bem maior, variando de acordo com diversos fatores, entre os quais a alimentação e a hereditariedade. Os machos que não forem destinados à reprodução, devem ser castrados entre a primeira e a terceira semana de vida. Outra operação aconselhada é o corte da cauda, que também deve ser feita na mesma época.
Os carneiros são pouco sujeitos às doenças, sendo, porém, atacados por parasitas internos (vermes) e externos (sarna, carrapatos e piolhos). Limpeza e não pastar em locais baixos e úmidos são os melhores meios para evitar os vermes. Quanto aos parasitas externos, são combatidos com sarnicidas e inseticidas diversos. Para que a lã seja aproveitada, é feita a tosquia ou tosa uma vez por ano, mas que deve ser realizada quando o velo está limpo e seco, mas não em dias muito frios ou chuvosos, para evitar problemas de saúde. A pele, em geral, é exportada sob a forma de pele seca. Para a produção de pele, a raça mais famosa é a Karakul. O leite das ovelhas serve, não só para ser consumido in natura, mas também é muito empregado na fabricação de queijos especiais.
autor: Dr.Márcio Infante Vieira data: 31/05/2000

3 comentários:

ciintia riera disse...

ola,tenho uma area em agua clara ms gostaria de começar uma criaçao de carneiros

ciintia riera disse...

ola,tenho uma area em agua clara ms gostaria de começar uma criaçao de carneiros

Carlos disse...

Parabens pelo site.

SOMOS DO FRIGORIFICO PANAMBY PORÃ COM SIF.
EFETUAMOS MÃO DE OBRA PARA ABATE DE OVINOS E CAPRINOS.
ESTAMOS AO VOSSO DISPOR.
ATENCIOSAMENTE
CARLOS ANTONIO GUIMARÃES
019 97830800 VIVO 82486632 TIM 86*227556