A Cabanha JP DORPER RIO está localizada em Maricá, no Rio de Janeiro

JP DORPER e RIO DORPER

Criação de OVINOS dedicada à SELEÇÃO GENÉTICA das Raça Dorper e White Dorper.
Nossa missão é produzir animais PO (puro de origem) da raça Dorper e White Dorper selecionando os melhores exemplares nascidos em nosso plantel e/ou adquirindo a genética de outros criadores, a fim de alcançarmos a excelência no padrão racial.
Escolhemos a raça Dorper e WD por serem muito bem sucedidas e prósperas na África do Sul e Austrália.
A rusticidade e a precocidade associadas ao elevado ganho de peso com mínimo tempo até o abate é o que buscamos.

Acreditamos que somente com um rigoroso critério de avaliação e seleção poderemos oferecer animais que sejam realmente superiores, contribuindo para a evolução do plantel de outros selecionadores, como também para o aumento da produtividade das criações comerciais.

VISITE O NOSSO SITE

http://riodorper.blogspot.com/

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Transferência de Embrião

A Transferência de Embriões é uma técnica que permite a propagação do material genético. A fêmea ovina passa por um tratamento de superovulação que vai possibilitar a obtenção de vários embriões em uma única coleta.
Em média tem-se um índice de 8 a 12 embriões viáveis por coleta de cada doadora. Resumidamente uma ovelha poderá presentear ao seu proprietário em até 40 crias anuais.
A Transferência de Embriões (TE) destaca-se atualmente como uma ferramenta importante para a promoção de melhoramento genético do rebanho em curto período de tempo. A utilização desta tecnologia tem-se popularizado.
Para a obtenção de índices satisfatórios na utilização da TE, alguns pontos de entrave devem ser melhorados, como eficiência de detecção de cios, correta manipulação de ondas foliculares, manejo nutricional e sanitário de doadoras e receptoras, utilização de meios e técnicas adequadas para a manipulação dos embriões, etc.

O que é necessário?
As ovelhas doadoras;
As ovelhas receptoras;
Sêmen reprodutores;
21-22 dias desde o início dos trabalhos até a coleta dos embriões;
Animais devidamente alimentados;
Resultados esperados:

Em torno de 8 embriões por doadora, em média, por coleta;
As doadoras podem ser coletadas a cada 40-50 dias, portanto, em torno de 6 vezes ao ano em algumas regiões do Brasil, havendo a possibilidade de cada fêmea produzir anualmente 30-40 cordeiros.

Nenhum comentário: