A Cabanha JP DORPER RIO está localizada em Maricá, no Rio de Janeiro

JP DORPER e RIO DORPER

Criação de OVINOS dedicada à SELEÇÃO GENÉTICA das Raça Dorper e White Dorper.
Nossa missão é produzir animais PO (puro de origem) da raça Dorper e White Dorper selecionando os melhores exemplares nascidos em nosso plantel e/ou adquirindo a genética de outros criadores, a fim de alcançarmos a excelência no padrão racial.
Escolhemos a raça Dorper e WD por serem muito bem sucedidas e prósperas na África do Sul e Austrália.
A rusticidade e a precocidade associadas ao elevado ganho de peso com mínimo tempo até o abate é o que buscamos.

Acreditamos que somente com um rigoroso critério de avaliação e seleção poderemos oferecer animais que sejam realmente superiores, contribuindo para a evolução do plantel de outros selecionadores, como também para o aumento da produtividade das criações comerciais.

VISITE O NOSSO SITE

http://riodorper.blogspot.com/

quinta-feira, 26 de abril de 2007

Dorper: do nascimento à adaptação

1- Ao chegar a data do parto as fêmeas Dorper não apresentam um grande úbere, porém é surpreendente como cresce e as ovelhas são leiteiras, por isto é preciso termos cuidados para não superalimentar as mães quando os borregos ainda estão novos, pois o excesso de leite pode facilitar mastites nas fêmeas.
2- Os tratos com o umbigo dos borregos são os mesmos para qualquer raça, higiene é a chave do sucesso.
3- Os animais da raça Dorper são mais precoces em iniciar a se alimentar de pastagens e se ele estiver confinado com a mãe, comece logo a ofertar feno para os borregos.
4- Como o ganho de peso desta raça é muito alto, 400 gr/dia se houver um bom trato até os 90dd ,temos que ter especial atenção com os cascos, pois os borregos devem estar pisando corretamente, senão teremos defeitos adquiridos devido ao excesso de peso.
5- O corte da cauda será entre 10 e 15 dias de nascido.
6- Se o corte da cauda for efetuado muito curto e houver ao mesmo tempo a superalimentação dos borregos a chance de desenvolver prolapso de reto fica aumentada pelo aumento da pressão intra abdominal. Este problema aumenta também com rações fareladas que podem levar os animais a ficar tossindo, facilitando o prolapso de reto devido ao afrouxamento dos ligamentos que sustentam o reto associada ao corte da cauda muito curta.
7- O manejo dos borregos no campo com as mães,complementando com alimentação em creep-feed no aprisco é interessante para o crescimento dos animais e uma apartação com peso ao redor de 30 kg é desejada. O excesso de alimentos levando o peso dos borregos para até 48 kg se torna indesejada pois os problemas de aprumos são intensos.
8- A apartação deverá ser aos 90 dias.
9- Os esquemas de vacinações e vermifugações e prevenção de eimeriose são os mesmos de todos os ovinos.

Nenhum comentário: